Decoração

Como montar um conjunto de poltronas decorativas?

Ter um conjunto de poltronas decorativas em casa garante um ambiente sofisticado e elegante, perfeito para receber amigos e familiares e, ainda, proporcionar um ambiente aconchegante e confortável para si.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como montar um conjunto perfeito que fique alinhado à decoração original da casa, sem perder o conforto que se espera.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo com todas as informações que você precisa saber para montar o seu conjunto de poltronas decorativas. Continue lendo!

Quais são os melhores cômodos para o conjunto de poltronas decorativas?

Para que a sua casa fique harmoniosa, é preciso considerar em qual ambiente você colocará suas poltronas decorativas.

Embora existam algumas restrições de instalação, como no banheiro e em espaços muito pequenos, essas peças são extremamente versáteis e possibilitam uma ampla utilização.

Com isso em mente, você pode colocá-las na sala de estar ou de televisão, nos quartos, home-office, varanda e espaço gourmet. O importante é avaliar o espaço disponível para que as proporções fiquem corretas.

Como escolher os melhores modelos?

Além disso, cada cômodo pede um modelo diferente dependendo da utilização da poltrona em diferentes áreas.

Por exemplo, na sala de estar, o ideal é apostar em modelos firmes e formais, com uma estética que combine com a decoração do ambiente.

Já para a sala de televisão ou leitura, opte por modelos bem confortáveis e que tenham algum sistema de reclinação e ajuste de postura, para não prejudicar a sua saúde.

Existe um leque de possibilidades muito amplo para você escolher diferentes modelos que tragam conforto e uma decoração impecável para o seu lar, como as poltronas acolchoadas, arredondadas — indicadas para espaços externos — e as de descanso.

Por fim, lembre-se de que a circulação dentro de um ambiente não pode ser prejudicada, então é preciso optar por modelos que, além de criarem uma boa composição com o restante do cômodo, não prejudiquem a movimentação.

Quais são os materiais mais recomendados?

Para escolher entre os melhores materiais, é preciso conhecer o espaço onde o conjunto será colocado. Se for em ambientes internos, a madeira, o plástico e o tecido são muito bem-vindos.

No entanto, se o seu objetivo é montar um ambiente externo de relaxamento e confraternização, o ideal é utilizar materiais mais resistentes à incidência luminosa, à chuva e aos ventos fortes.

Dentre os materiais adequados, temos o aço inoxidável, alumínio, fibra sintética e algumas madeiras (palete, vime e de reflorestamento).

Lembre-se de que cada tipo de material reflete um estilo decorativo diferente. Então, se você gosta mais das decorações rústicas, por exemplo, procure escolher modelos em madeira ou fibra sintética com cores mais neutras que combinem com o ambiente.

Como montar um ambiente externo e interno com poltronas?

Como falamos, a escolha do conjunto perfeito deve considerar o ambiente onde ele ficará.

Ou seja, para montar um espaço externo de qualidade e durabilidade, é preciso optar por modelos mais resistentes, preferencialmente com revestimentos sintéticos ou de acquablock, para evitar o acúmulo de água nas peças.

Procure não quebrar a lógica decorativa, escolhendo elementos que combinem com o restante do design da casa, alinhando as cores complementares e análogas em objetos e utensílios, como almofadas estampadas ou coloridas.

Já para ambientes internos, você pode montar um conjunto de poltronas decorativas que se sobressaem na sala de estar, por exemplo, harmonizando com um sofá neutro, ou que simplesmente dão um toque a mais no ambiente.

Deixar a decoração da sua casa mais charmosa e sofisticada não precisa ser uma tarefa difícil. Um conjunto de poltronas decorativas garante um ambiente convidativo e confortável para proporcionar excelentes momentos com seus amigos e familiares.

E aí, gostou do post? O que acha de conhecer alguns objetos decorativos para compor o seu conjunto de poltronas? Confira!