Decoração

Você sabe como usar sousplat na decoração?

Além de encher os olhos, uma mesa bem decorada é o primeiro passo para abrir o apetite. Isso porque o estímulo visual também é muito importante no momento da refeição. Entre os acessórios de decoração utilizados nesse tipo de arranjo está o sousplat. Mas você sabe o que é e como usar sousplat?

Trata-se de um item de decoração de origem francesa que significa “prato de baixo”. Mas não confunda o sousplat com jogo americano. São itens com finalidades diferentes, já que a peça francesa foi criada para ser usada apenas como base do prato. Ou seja, serve como uma moldura e protege a toalha de mesa dos respingos.

Ainda não sabe como usar o sousplat e precisa de ajuda? Confira nossas dicas para incluir esse acessório na decoração!

Como usar sousplat na decoração?

O sousplat é uma peça versátil que pode ser utilizada no dia a dia. Para escolher um modelo, procure pensar no estilo da recepção que será feita para receber seus convidados. Defina se o encontro será mais formal ou informal.

Há muitas opções de sousplat no mercado e eles são confeccionadas em diversos tamanhos, cores e materiais. Portanto, é fácil encontrar um que atenda suas necessidades e que se adapte ao tipo de decoração desejado.

Quais são os principais modelos de sousplat?

Selecionamos diversos tipos de sousplat para você conhecer e aproveitar na decoração. Acompanhe e confira suas características:

Sousplat de MDF

O MDF é versátil, firme e excelente para fazer sousplat. As peças fabricadas com esse material são cortadas a laser e podem ser pintadas ou cobertas com a técnica de decoupage com tecido. Isso permite criar modelos únicos e que deixam o ambiente ainda mais sofisticado, dependendo do tecido e das estampas empregadas.

Sousplat de crochê

É uma boa opção para decorar porque o crochê traz o ar de familiaridade e deixa o espaço mais acolhedor. Esse tipo de sousplat surge em diversas cores que permitem combinações variadas para decorar sua mesa.

Apesar da simplicidade, o sousplat de crochê valoriza muito a decoração e pode ser usado em encontros formais. O importante é combiná-lo com acessórios mais refinados para que o resultado fique harmonioso e elegante.

Sousplat de vidro

Delicado e durável, o sousplat de vidro vai muito bem em eventos que exigem algo mais requintado. Há opções neutras, transparentes ou coloridas, e ambas ornamentam muito bem com louças que contrastem com o sousplat. O ideal é que você utilize jogo americano ou toalha de mesa por baixo para evitar que a peça arranhe.

Sousplat de acrílico

O sousplat de acrílico é um pouco parecido com o de vidro, porém, tem a vantagem de ser feito com um material mais resistente. Os modelos também são variados: existem versões lisas, estampadas e com recortes diferenciados, o que traz inúmeras possibilidades para a composição da mesa.

Sousplat de papel

A peça de papel, também conhecida como doily, é uma opção que conta com muitos modelos, recortes e texturas diferentes. O sousplat de papel é uma alternativa descartável aos demais tipos, mas também entrega um belo resultado.

Agora você sabe que esse é um item indispensável para a decoração de mesa e aprendeu como usar sousplat. Saiba, também, que além dos tipos citados, há muitos outros disponíveis no mercado, como sousplat de porcelana, inox, rattan (fibra natural), plástico e renda. Tudo vai depender do estilo que você quer apresentar na recepção.

Gostou do conteúdo? Confira mais produtos de decoração disponíveis na Adorno Design!