Decoração

Decoração com caixote: um jeito diferente para inovar em sua casa

A decoração com caixote está cada vez mais presente e conquista seu espaço nas residências. Pela sua versatilidade, é possível encontrá-lo em todos os cômodos da casa e até mesmo fora dela.

Depois de não apresentarem mais utilidades para mercados e feiras, os caixotes ganham tratamento e passam a desenvolver uma nova função, como sofás, camas, estantes ou simplesmente mesas de centro. De tamanhos diferenciados, podem ser utilizados juntos ou separados, de acordo com a necessidade e criatividade de quem o adquiriu.

A seguir, vamos ensinar como utilizá-los na decoração da sua casa. Continue conosco para saber mais!

Home office

Não faltam finalidades para os caixotes em um home office. Podem se tornar revisteiros, suporte para materiais de papelaria, como papéis, canetas e marcadores, gavetas — se forem acoplados embaixo da mesa — e suporte para livros fixados na parede.

Também podem ser transformados em armário se forem empilhados em uma parte do cômodo, e em mesa, com caixotes grandes empilhados nas laterais para sustentar um tampo de vidro ou madeira.

Cozinha

A cozinha é um espaço versátil em que os caixotes podem exercer muitas funções. Os modelos pequenos podem se tornar também prateleiras para objetos menores — como potes de temperos, café, açúcar e coisas do tipo.

As caixas maiores, além de servirem como armários para guardar louças e utensílios —, podem ganhar rodinhas e, ao fixá-las uma sobre a outra, tornam-se uma bela fruteira. Ainda podem ser estofadas e transformadas em banquetas para combinar com a mesa.

Banheiro

Para decorar o banheiro, escolha pequenos caixotes para ocupar os menores espaços e decore-os com as cores do cômodo. Você pode colocá-los embaixo da pia ou fixos na parede como prateleiras para armazenar toalhas, cremes e papel higiênico, por exemplo.

Você ainda pode utilizar os caixotes na bancada como uma bandeja para guardar sabonetes, escovas, aromatizadores, maquiagens e remédios.

Quarto

As utilidades dos caixotes no quarto são inúmeras. Podem servir como sapateira, prateleira, mesa de apoio, estante, criado-mudo, caixas — ou nichos para brinquedos — e o principal: a cama.

É possível criar uma cama com caixotes e ainda utilizá-los como gavetas embaixo do colchão. Para dar um charme especial no quarto de casal, instale luzes na parte de baixo da cama e deixe-a com um ar sofisticado e intimista.

Sala

A sala é um ambiente neutro em que geralmente a família costuma se reunir. Nela, é possível utilizar caixotes de inúmeras maneiras, tais como: mesa de apoio, pufe — com estofado instalado —, rack, revisteiro, porta almofadas e estante para livros.

Ainda podem ser utilizados como bandejas para guardar controles remotos mantas, e até objetos de decoração. Uma dica valiosa: instale rodinhas embaixo do caixote e transforme-o em uma mesa de centro móvel!

Área externa

Os caixotes podem ter todas as utilidades já citadas na área externa da casa. No entanto, ainda devemos acrescentar a praticidade que eles apresentam na montagem de um jardim. Sejam juntos ou separados, em um jardim terreno ou suspenso, os caixotes servem como estrutura para o plantio.

Caixotes grandes fazem papel de cachepot ao acomodar pequenas árvores e vasos de flores. Mini hortas e kits de jardinagem, tudo pode ser organizado dentro deles, até mesmo a caminha do seu animal de estimação.

Melhores modelos para utilizar na decoração com caixote

Qualquer caixote pode ser utilizado como decoração para casa: basta limpar, lixar, pintar e enfeitar da maneira que melhor preferir. Os mais utilizados nesse processo são:

  • caixotes de madeira grandes, que são utilizados para transportar frutas e legumes pesados e suportam mais peso;
  • caixotes de madeira pequenos, que são utilizados para transportar hortaliças e flores  e suportam menos peso;
  • caixotes de madeira para transporte de bebidas, vidros e objetos frágeis — não costumam ter espaço entre as madeiras e suportam grande peso;
  • caixotes de plástico, também utilizados no transporte de bebidas e legumes, pois são resistentes e versáteis.

Realizar uma decoração com caixote é simples e dá vida nova a sua casa. Basta ter criatividade para decorá-los e transformar sua residência em um ambiente exclusivo, com toque sustentável!

Gostou das nossas dicas? Tem outra ideia de decoração com caixote? Já utiliza o caixote na decoração? Conte pra nós nos comentários e vamos conversar!