Decoração

Saiba aqui como escolher almofadas ideais para seu ambiente

Se você está aqui provavelmente é porque está se perguntando “como escolher almofadas perfeitas para meu cômodo?”. As almofadas são elementos capazes de complementar o ambiente e trazer mais conforto e aconchego para seu lar. Ainda, refletem diferentes estilos, apresentando grandes variações de cores, estampas, formatos e tamanhos, adequando-se aos diferentes quartos e salas.

Você sabia que uma almofada colorida ou estampada é capaz de dar vida a um ambiente mais sóbrio? Da mesma forma, uma lisa e com textura diferente pode trazer a suavidade que o cômodo vibrante precisa.

A escolha que você faz pode transformar o seu ambiente! Para ajudá-lo, listamos abaixo 4 dicas para acertar e não sofrer mais com essa dúvida. Confira!

Tom sobre tom

A técnica tom sobre som é muito utilizada atualmente, pois cria uma composição elegante e sofisticada, harmonizando todos os elementos presentes em uma só cor.

Nesse momento, observe qual é a cor predominante no cômodo escolhido. Se for azul, almofadas em tons mais claros e escuros, como turquesa e azul marinho, vão compor uma decoração belíssima. Não tenha medo de soltar a sua criatividade! Você pode pesquisar inspirações na internet para criar diferentes arranjos.

Lembre-se de combinar a cor com objetos já presentes no ambiente. Caso você não tenha, complemente a sua decoração com elementos que tragam a cor escolhida, como vaso de flores, uma mesa de canto ou até um tapete, dando mais movimento para o ambiente.

Cores complementares e análogas

Uma decoração com cores complementares e análogas consiste em escolher uma cor que em um primeiro momento parece não combinar com a predominante no cômodo, justamente para montar uma harmonia entre as cores e, também, na decoração.

Para conhecer quais são, existe o círculo cromático. Nele, é possível reconhecer que as análogas são aquelas que não apresentam nenhum contraste e estão em sequência no círculo, pois têm uma cor em comum — como o vermelho, o laranja e o rosa.

Já as cores complementares estão dispostas em oposição no círculo e, por terem uma harmonia, se complementam. Nesse caso, o azul seria a complementar do amarelo, por exemplo.

Para escolher suas almofadas se baseando no círculo cromático, basta criar uma composição entre essas cores que combine com o estilo do ambiente. Se você busca algo mais divertido, descontraído e jovial, almofadas em tons complementares são excelentes. Agora, se o seu objetivo é montar um ambiente mais moderado e clássico, cores análogas e claras são ideais.

Sofá com cores neutras

Sofás neutros são muito comuns hoje em dia, justamente por apresentarem grandes possibilidades de decoração. Nesse caso, almofadas coloridas e estampadas são excelentes para montar um composê elegante e sofisticado, trazendo mais energia para o local.

As almofadas são muito versáteis, por isso você pode escolher a cor tendo como base as tonalidades de outros elementos presentes, como o tapete ou objetos decorativos, destacando-as em contraste com o sofá. Além disso, é possível trabalhar com diferentes estampas para criar um ambiente aconchegante ou divertido.

Almofadas estampadas

Elas vieram com tudo! De divertidas e modernas à sofisticadas e clássicas, as estampas são capazes de compor diferentes tipos de ambientes, nos mais variados estilos, agradando todos os gostos.

Nesse momento, para escolher a estampa, você deve pensar sobre o objetivo do cômodo. É para ser descontraído? Então estampas com animais, frases e até emojis são bem-vindas. Agora, se for algo mais sofisticado, estampas com listras, formas geométricas e desenhos minimalistas devem ser priorizadas.

Só tome cuidado ao combinar estampas diferentes: a harmonização deve ser feita com cautela para não sobrecarregar o espaço. Assim, aposte em peças que tenham elementos em comum, podendo ser a cor ou mesmo a padronagem — linhas, xadrez, etc.

As almofadas são capazes de mudar completamente o visual do ambiente, já que têm muitas variedades disponíveis que englobam diferentes gostos e estilos. Por isso, fazer a escolha certa é importante. Para responder à pergunta “como escolher almofadas perfeitas para meu cômodo?”, lembre-se de prestar atenção nas cores, estampas e padronagem. Assim, você terá uma decoração bela e harmoniosa.

Agora que você já sabe como escolhê-las, coloque as dicas em ação! Temos almofadas estampadas, lisas e de diferentes estilos para você escolher aquela que mais lhe agrada! Venha conhecer!