Decoração

Decoração de quarto infantil: inspire-se com 5 dicas incríveis

Já ficou com dúvidas na hora de fazer a decoração de quarto infantil? As ideias não param de fervilhar na cabeça, não é mesmo? E não é à toa, porque as possibilidades são inúmeras! Esse espaço da casa está cada dia mais parecido com os ocupantes e suas variadas tarefas.

Para as crianças, essa realidade se amplia ainda mais, afinal, é nesse cantinho que elas dormem, sonham, guardam os brinquedos preferidos, sentem-se seguras e confortáveis, estudam, enfim, reúnem todo o seu mundo num só lugar.

Pensando nisso, separamos 5 dicas inspiradoras para criar um ambiente harmônico e aconchegante. Acompanhe o post!

1. Defina prioridades

O que é mais importante em um quarto infantil? Depende, se você está esperando um bebê, o ideal é começar pelo básico. Seja menino ou menina, o principal é o conforto de um berço adequado e espaços bem definidos para as necessidades essenciais, como amamentar, fazer trocas de roupa e de fraldas.

Crianças maiores já têm preferências e podem ajudar a direcionar as ideias. O quarto infantil quase sempre é lúdico, mas não necessariamente composto por um tema. Por isso, atente para o dia a dia do pequeno e adapte o ambiente ao jeito dele. Setorizar espaços é uma boa solução para isolar o local de estudos do restante, concentrando em um único lugar os materiais de escola e, em outro, os brinquedos.

2. Escolha bem os móveis

Um truque para não errar na escolha do mobiliário é pesquisar ambientes decorados em lojas especializadas que ofereçam não apenas os produtos, mas uma orientação profissional.

Se o quarto é para bebê, o berço e a cômoda devem ser o ponto de partida para a acomodação dos outros itens. Vale a pena se preocupar com o tamanho do berço, dependendo do modelo, ele pode ser adaptado e aproveitado por muitos anos. E lembre-se de trabalhar os móveis na altura das crianças, isso dá a elas mais interatividade e autonomia.

3. Acerte nas cores

Na hora de escolher as cores, a opinião das crianças é tão importante quanto a dos pais, afinal, o espaço será delas. Assim, mesmo levando em conta o temperamento do pequeno, é melhor evitar tons muito fortes e cansativos em paredes e móveis, pois são mais difíceis de substituir rapidamente. Além do mais, o quarto deve transmitir tranquilidade e aconchego.

Hoje, as tendências estão mais voltadas ao prático e fluido, por isso, as cores neutras, como o branco e o nude, dão mais liberdade para ousar nos acessórios e complementos decorativos, além de garantirem uma atmosfera contemporânea. Quartos nude valorizam itens e brinquedos super coloridos durante a infância e podem continuar úteis nas fases seguintes da vida.

4. Use elementos lúdicos

Ainda pensando no contemporâneo e na praticidade, uma das maneiras mais simples de decorar quartos infantis é usando adesivos e papéis de parede ou fazendo uma pintura diferente em uma só parede. A variedade é infinita e a criatividade, sem limites.

Para quem não se importa de investir mais, existem os móveis temáticos, como camas com formatos de carros, barcos, camas suspensas com cabanas embaixo, beliches com escorregador e uma infinidade de opções que as crianças adoram.

Além disso, aposte em luminárias temáticas, pisca-piscas, letras decorativas, string art (criação de formas com linhas), quadros tipográficos e paredes que imitam um quadro-negro.

5. Decore para meninos e meninas

As coisas mudam com o passar do tempo. Ultimamente, é muito comum ver crianças cada vez mais distantes de estereótipos e a decoração de quarto infantil está mais voltada à personalidade de cada uma.

Mesmo assim, ainda é comum cultivar alguns estilos tipicamente femininos e outros masculinos. As meninas que preferem um quarto bem feminino podem apostar nos temas de princesas, fadas, bonecas, unicórnios, com tons de rosa, flores e outros elementos relacionados. Os meninos ainda curtem os super-heróis, astronautas, carros, aviões, lego, futebol e tudo que lembra aventura e bravura.

Investir na decoração de quarto infantil exige disposição e paciência, mas também é divertido e encantador, porque nos permite voltar à infância e brincar um pouco. Então, deixe-se levar e o seu trabalho ficará incrível.

Gostou das dicas para o quarto do seu filho? Aprenda também quais são os benefícios dos aplicativos de decoração!