Decoração

Cores de paredes para sala: saiba como não errar na escolha

A maneira mais prática de mudar o visual de qualquer ambiente é brincando com as cores das paredes e dos móveis. Contudo, mudar as cores de um cômodo não é assim tão simples! Por isso, no texto de hoje nós ajudaremos o leitor a escolher as cores de parede para a sala.

Muitas pessoas pensam que todo esse cuidado na escolha das cores é besteira, que tudo depende de uma questão de gosto e que você pode colocar a cor que quiser em qualquer cômodo — mas não é bem assim. Cada cor desperta uma sensação diferente e, por isso, elas devem ser usadas adequadamente.

Quer saber como acertar na hora de colorir as paredes da sala? Então, continue a leitura!

Aposte em tons neutros se não quiser correr risco de errar

Uma coisa muito importante que deve ser levada em consideração antes de se escolher a cor das paredes da sala de estar é o estilo próprio do dono da casa.

Se você é minimalista e prefere tons mais discretos, então apostar em cores neutras é a melhor opção. Essa dica também vale para aquelas pessoas que têm medo de fazer uma escolha errada, afinal, os tons neutros são os famosos coringas.

Cinza, marrom e grafite são cores sóbrias e elegantes que, em geral, combinam com diversas tonalidades de móveis e outros objetos da sala.

Use tons claros para um ambiente mais clássico

Não pense você que apostar em cores claras é falta de criatividade. Quem escolhe cores como branco, gelo ou qualquer outro tom claro para a sala de estar pode conferir uma sensação de amplitude ao ambiente.

As cores claras também deixam o cômodo mais iluminado e dão a impressão de que é mais arejado e calmo. O lado bom de uma sala de estar com paredes brancas é que o morador pode ousar na escolha dos móveis e enfeites.

Não hesite em usar uma cor escura na sala

Alguns acham que paredes escuras não combinam com a sala de estar, que é um ambiente que reúne as pessoas em momentos de descontração, confraternização e descanso. Mas saiba que é possível, sim, pintar uma parede da sala em um tom super escuro sem pesar o ambiente.

Escolher um tom escuro requer muito jogo de cintura — é preciso ser sagaz na escolha dos demais componentes desse cômodo. Decore a sala de estar com elementos que confiram um ar mais alegre ao ambiente. Outra dica muito boa é pintar apenas uma parede da sala com o tom escuro.

Expresse sua personalidade por meio das cores

Uma sala de estar colorida também pode ser sinônimo de elegância, bom gosto e personalidade. Vale ressaltar que, antes de escolher a cor que será usada nas paredes da sala, é preciso se conhecer bem, afinal, conforme destacado no início do post, cada cor expressa uma sensação e desperta uma emoção.

O amarelo e o laranja, por exemplo, são cores chamativas, iluminadas e alegres, logo, esses tons deixam o ambiente mais leve, amigável e propício para momentos divertidos.

Já o verde é a cor do equilíbrio, da calmaria e do sossego. Se para você a sua sala de estar é o cômodo que proporciona relaxamento, então o verde é a cor certa. Os tons de azul mais claros e vivos têm o mesmo efeito do verde. Todavia, é preciso ter cuidado: quanto mais escuro for o tom de azul, mais apático o ambiente pode ficar. Azul escuro é uma cor profunda, fria e até mesmo um pouco depressiva.

Enquanto o roxo simboliza a sofisticação, nobreza e luxo, o vermelho é uma cor estimulante que acelera os batimentos cardíacos e instiga sensações intensas.

O leitor deve ter percebido que escolher as cores de paredes para sala é uma tarefa bem mais difícil do que parece. Lembre-se sempre de que o segredo para acertar na escolha é ter bom senso, conhecer a sua personalidade e combinar as cores com os demais objetos que decoram a sala.

Este texto foi útil para você? Então siga a Adorno nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: estamos no Facebook e no Instagram!