Decoração

Você sabe como pregar quadros sem estragar a parede?

Colocar um belo quadro para enfeitar o ambiente pode parecer bastante complicado e desafiador. Afinal, se a tarefa não for bem executada, algum estrago pode ser feito na sua parede. Por isso, antes de mais nada, perguntamos: você sabe como pregar quadros da maneira correta?

Um furo, quando mal feito, pode trazer algumas consequências, como: errar na altura, deixando a superfície marcada; furar alguma instalação hidráulica por desconhecimento da estrutura da parede; machucar o dedo; além de outras situações que podem trazer danos físicos e materiais.

Para lhe ajudar, preparamos este passo a passo de como pregar quadros sem causar problemas. Se ficou interessado, acompanhe a leitura e saiba mais agora mesmo!      

Decida o local de fixação

Veja onde é o lugar mais adequado para a colocação do quadro. Para isso, analise a estética do ambiente, a disposição do mobiliário, as cores e a decoração em geral. Por exemplo, se quiser colocar uma peça em cima do sofá na sala de estar, preveja um espaço de, pelo menos, 25 cm entre o móvel e o objeto.

Ainda é interessante levar em consideração o tamanho do quadro em relação ao sofá. Se o ele for pequeno, opte por um quadro médio centralizado. Já se for maior, escolha uma peça grande ou duas que ocupem o espaço disponível.

Marque na parede o centro da parte de cima do quadro 

Tenha um lápis em mãos para marcar a parte superior do quadro onde ele ficará na parede. Desse modo, é possível visualizar o resultado e, caso não agrade, você pode reposicioná-lo ou procurar outro local mais adequado.

Com esse cuidado, evita-se estragos desnecessários na parede e fica mais fácil consertar qualquer erros de medida em relação ao posicionamento. Assim, qualquer dor de cabeça que poderia ocorrer para solucionar o problema é anulada

Defina o material mais adequado para a sua situação

Você pode pregar o quadro utilizando um martelo ou furadeira. Por isso, é necessário ter esse tipo de ferramenta, além de saber como utilizá-las com segurança.

Os pregos ou parafusos, uma vez fixados, seguram os quadros com bastante firmeza. Por isso, eles podem deixar a marca do buraquinho na parede, que ficará aparente caso se deseje retirar a peça do local.

Para evitar essa situação, cole o quadro com fita dupla face de espuma, pois ela garante uma fixação forte. Desse modo, o objeto ficará bem firme na parede e você poderá retirá-lo sem danos aparentes na superfície, caso essa seja sua vontade. Essa técnica, porém, impossibilita a fixação de quadros mais pesados.

Portanto, analise a sua situação e o tipo de quadro que será pregado para saber qual é o procedimento que melhor atenda sua necessidade. Lembre-se ainda de ter cuidado ao fixar o prego ou parafuso e respeite o espaço necessário para que a peça fique firme e bem colocada.

Com essas dicas, fica mais fácil saber como pregar quadros sem estragos, não é mesmo? Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira compartilhar suas experiências, deixe um comentário no post!