Decoração

Decoração para sala pequena: que tal inovar nesse ambiente?

Cada vez mais, cresce o número de casas e apartamentos pequenos. Isso acontece porque as famílias diminuíram consideravelmente. Além disso, muitas pessoas preferem morar sozinhas. Por esses fatores, acabamos morando em casas pequenas, seja por adequação ou por necessidade.

Há quem ache que por um cômodo ser pequeno, ele não pode ser bem decorado ou melhorado. Mas isso é um engano completo, já que o visual do ambiente é o cartão de visitas dessa casa. Pensar a decoração para sala pequena não precisa ser um bicho de sete cabeças. 

Lembre-se que esse é um dos ambientes mais usados e também o primeiro cômodo a ser adentrado pelo morador ou visita. Por isso, merece toda a atenção. Veja como inovar nesse ambiente com as dicas que apresentamos a seguir. 

Unifique a paleta de cor

Cores sempre trazem vida e harmonia à composição. Em cômodos grandes, a proporção de cor e da disposição delas é mais simples de ser pensada em comparação a cômodos diminutos. Essa disposição de tons pode ser tanto feita nas cores das paredes como também na disposição de móveis, sofás e objetos.

No caso de um ambiente pequeno, a melhor opção é optar por cores mais claras ou neutras e também escolher uma paleta de cores. Isso não significa que o ambiente deve ficar com um aspecto pouco vibrante — as cores mais intensas podem ficar por conta de detalhes na decoração.

Seguindo uma paleta de cores ou uma cor principal de aspecto neutro, o ambiente proporciona um ar de aconchego e também dá a impressão de amplitude. Cores muito vivas que ocupam a maior parte do espaço podem dar sensação de clausura e a impressão de que o ambiente é menor do que realmente é.

Aposte nos espelhos

Os espelhos são uma ótima opção para quem quer trazer profundidade para um cômodo. Esse é o caso de quem quer uma decoração para sala pequena bem planejada. Em adicional, o espelho também aumenta a iluminação para o seu lar. Para esse tipo de efeito, é necessário dispor de um espelho grande e depois criar uma composição com espelhos menores.  

Use as paredes

As paredes além de servirem para a divisão de um espaço também podem ter outro tipo de funcionalidade. Em um ambiente pequeno, o ideal é liberar o chão, já isso contribui para o aproveitamento do espaço. Instalar prateleiras no alto melhora a percepção do pé-direito, criando assim uma sensação de amplitude.

Aposte também em itens decorativos nas paredes, como posters e fotografias. Isso pode trazer a personalidade que sua sala necessita.

Não esconda as janelas

Luz natural é ótima para praticamente todos os tipos de ambientes. Sua sala recebe muita iluminação natural? Então aproveite isso, não cubra suas janelas. Não coloque cortinas grossas ou escuras, pois isso prejudica o ambiente tornando-o escuro. Caso queira colocar cortinas, dê preferencia para modelos de cores claras e translúcidas.

Salas bem iluminadas são ótimas para quem quer se reunir em um jantar descontraído à mesa ou até em um encontro com os amigos. 

Dê um toque pessoal

Sua sala é de certa forma a extensão da sua personalidade, então não esqueça de demonstrar isso na decoração. Caso tenha dificuldade de incluir sua personalidade no ambiente, escolha um tema que você goste e se inspire nele.

Opte por decorações como almofadas e tapetes. Essas são ótimas escolhas para refletir a sua personalidade e gosto pessoal. Dessa forma, seu ambiente fica único e com a sua cara!

Viu como não é tão complicado assim trabalhar na decoração para sala pequena? Tudo depende do planejamento certo para ela. Com isso, o ambiente fica com a sensação de ser mais amplo e também mais bonito e confortável. 

Gostou das nossas dicas? Já está pensando em colocá-las em prática? Então dê uma olhada nos objetos que podem incrementar seu ambiente como os nossos tapetes e até a próxima.