Decoração

4 segredos para usar quadros na decoração

O uso de quadros na decoração fazem toda diferença na hora de enfeitar um ambiente, seja a cozinha, a sala de estar, o quarto, o banheiro, a área externa etc. Contudo, é preciso seguir algumas dicas para que eles ajudem a compor a ornamentação do recinto, de forma a deixá-lo ainda mais especial, trazendo aconchego, personalidade e beleza.

Afinal, é fundamental criar harmonia e equilíbrio entre todos os elementos decorativos do ambiente, uma vez que a poluição visual pode trazer sensações opostas ao que se procura constituir.

E para ajudá-lo com a decoração, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e confira as nossas dicas de como usar quadros para valorizar visualmente os ambientes.

1. Fique atento à altura certa

Tenha cuidado ao marcar a altura, já que ela é essencial para compor o espaço. Em caso de quadro único em uma parede, a medida convencional estabelece uma altura de 1,60 m, do piso ao centro do quadro.

Se a tela for colocado acima do sofá, por exemplo, o mais adequado é que ela fique de 25 a 30 cm acima dele. Uma boa informação a saber é que os quadros posicionados em paredes distintas, mas em um mesmo ambiente, devem ser alinhados conforme a parte superior.

Lembre-se de que a altura terá influência de acordo com a quantidade de quadros que serão pregados em uma única parede, e também deve-se considerar o tamanho de cada um na hora de criar o projeto de decoração.

2. Tome cuidado com o posicionamento

O posicionamento é importante para determinar a altura quando se trata de vários quadros em uma mesma parede. Eles podem ser posicionados simetricamente, no caso de dois a quatro quadros de mesmo tamanho, ou assimetricamente, compondo uma parede com pinturas de tamanhos diversos.

Ao utilizar telas grandes, uma ao lado da outra de forma simétrica, a distância ideal entre elas é de pelo menos 30 cm. Trata-se de criar a proporção visual ideal. Assim, quanto maior for o quadro, maior será a distância de um para o outro. Quando houver de tamanhos diferentes, o melhor a fazer é posicionar a pintura menor abaixo da maior, estabelecendo a proporção adequada.

3. Busque valorizar o espaço

Use os quadros ao seu favor na decoração. Ou seja, eles devem refletir a personalidade e o estilo desejado a fim de despertar emoções.

Por isso, saiba que os quadros podem ser utilizados em todos os ambientes da casa, basta ter bom senso nas escolhas das molduras, pinturas, tamanhos etc. Também é importante considerar a linha de decoração do espaço, se é clássica, moderna, rústica, entre outras.

A escolha de uma pintura única e grande valoriza muito uma parede da sala, enquanto vários quadros de diversos tamanhos ficam perfeitos quando compõe o ambiente de uma escada. Assim, use a imaginação e criatividade para valorizar da melhor maneira possível uma parede lisa por meio de quadros.

4. Defina a moldura ideal

A moldura do quadro ajuda a enfeitar o ambiente e a destacar a pintura contida na tela. Ela pode ser de madeira em tons terrosos, pintada em cores diversas, em dourado com brilho, entre outros. Fica a critério do usuário a escolha da cor, do material e da textura da moldura que melhor combine com a decoração.

Para não errar ao escolher, é uma boa ideia contar com a ajuda de um designer de interiores para ajudar na ornamentação. Dessa forma, fica ainda mais fácil achar as molduras ideais dos quadros na decoração.

Após determinar essas questões, deve-se tomar algumas medidas para manter a conservação dos quadros, como: não mantê-los sob luz direta do sol, pois isso pode desbotar a pintura e a moldura; retirar o pó com uma flanela macia uma vez por semana; observar a distância entre o vidro e a moldura e entre a tela e a parede, de modo que haja a devida ventilação. Assim, o ambiente fica belo e especial por muito mais tempo!

Viu como dá para arrasar usando quadros na decoração? Se você gostou do assunto, não deixe de considerar o uso de quadros porta-rolhas na parede da sala. Além de lindos, deixam a decoração com mais personalidade.