Life Style

O que devo fazer para receber bem os meus amigos em casa?

Receber amigos em casa pode ser uma tarefa estressante quando não se planeja o encontro com antecedência. Afinal, precisa-se pensar em alguns detalhes, como o que servir para petiscar, o prato principal, a sobremesa, o que beber etc.

Ou seja, deve-se constatar os itens que estão faltando em casa e que terão uso no dia especial, para comprá-los sem complicação. Uma forma de evitar imprevistos é fazendo uma lista de compras que guiará tudo que foi programado para os amigos.

E para lhe ajudar, preparamos algumas dicas do que deve ser feito para receber os amigos em casa sem problemas! Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

Lista de compras

O planejamento é essencial, uma vez que se evita imprevistos e as famosas dores de cabeça de quem precisa correr contra o tempo para deixar tudo preparado.

Uma maneira de organizar os detalhes e os itens necessários para o encontro com os amigos é fazendo uma lista de compras. Tenha todos os itens anotados, desde os alimentos até as bebidas, os guardanapos, as flores para decorar a mesa, entre outros.

Escolhas dos vinhos

A escolha dos vinhos corretos para harmonizar com as refeições é um detalhe importante. Afinal, com o vinho certo, a comida fica ainda mais gostosa e saborosa.

Por isso, invista um tempo pesando quais vinhos combinam com o que será servido. Por exemplo, caso o prato principal seja um peixe, é interessante combiná-lo com um vinho branco leve e suave — como um Sauvign Blanc.

O Malbec argentino, por ser mais encorpado, harmoniza muito bem com pratos apimentados e agridoces, sendo uma ótima pedida para carnes assadas com molho barbecue ou pratos asiáticos com frango.

Para encerrar, nada melhor do que combinar uma sobremesa gostosa — como uma cheesecake com frutas vermelhas — com vinho do Porto. O ideal é se informar sobre os vinhos que mais valorizem o cardápio escolhido para o encontro com os amigos. Com certeza, deixarão os pratos servidos ainda mais gostosos!

Cardápio

Para começar, pode-se servir frios — queijos e salames com azeitona, por exemplo — como petiscos. Em seguida, serve-se a entrada, que deve ser leve e refrescante. Uma boa ideia seria uma salada com folhas e guacamole.

O prato principal, definitivamente, será a refeição que demandará mais tempo e atenção. Algumas sugestões são:

  • costela de porco com molho barbecue;

  • risoto de funghi;

  • salmão com aspargos;

  • filé mignon com molho gorgonzola e batatas assadas;

  • empadão de bacalhau com arroz com castanhas;

  • entre outros.

Seja qual for o prato escolhido para servir, lembre-se de programar o tempo certinho para servi-lo quentinho quando os amigos chegarem e também para que seja possível tomar banho e se arrumar para receber todos.

Arrumação da mesa

Arrumar a mesa dá outra vida para a decoração da casa e deixa a refeição ainda mais especial. Desse modo, reserve um tempo para planejar a arrumação da mesa.

Uma maneira é utilizar um jogo de jantar de porcelana. Um arranjo de flores centralizado em um belo vaso também ajuda a compor o visual. A roupa da mesa — diga-se a toalha de mesa — é outro item essencial, que pode ser rendada, bordada, lisa etc.

Entretenimento

Deve-se ainda programar o que fazer para manter a diversão durante o encontro todo. Faça uma seleção de músicas para tocar durante o encontro, mas em volume baixo para não atrapalhar a conversa. A ideia é ter música para alegrar o ambiente e os amigos dançarem.

Algumas brincadeiras também podem fazer parte da sua confraternização, como karaokê, dominó, jogos de cartas, adivinhações, entre outros.

Com o planejamento correto fica muito mais fácil receber amigos em casa, não é mesmo? Lembre-se de que esse é um momento para descontrair e dar muitas risadas inesquecíveis. Por isso, evite o estresse ao deixar tudo para última hora. Seguindo as nossas dicas, cuide de todos os detalhes com antecedência, assim, é possível relaxar e curtir cada segundo do encontro com os amigos em casa.

Viu como receber amigos em casa pode ser prazeroso com zero de estresse? Caso tenha ficado alguma dúvida ou você queira deixar a sua sugestão sobre o assunto, não deixe de comentar abaixo! Estamos prontos para ajudá-lo e saber a sua opinião!