Decoração

Saiba como escolher tapetes para o seu quarto

Os tapetes são mais do que um artigo decorativo: além de delimitarem um espaço, eles trazem conforto visual e acústico, aumentando a sensação de aconchego de um cômodo e proporcionando uma sensação térmica agradável. Por isso, a escolha dos tapetes para o quarto deve ser feita seguindo noções de decoração e harmonização do ambiente.

No momento de eleger o ideal, é preciso estar atento a alguns detalhes que permitem ao tapete exercer seu papel de valorizar o ambiente. Tenha em mente que, se mal colocada, a peça pode causar uma impressão de desleixo e displicência.

Neste post, separamos algumas dicas importantes para ajudar você na hora de escolher o tapete correto tanto para a decoração do quarto de casal quanto para o de solteiro. Continue conosco e tire suas dúvidas!

Tamanho

É importante que o tapete seja proporcional ao quarto, funcionando como uma moldura para os móveis principais. Em quartos de casal, o tapete deve ser grande o suficiente para proporcionar conforto em ambos os lados da cama.

Se optar por um tapete inteiriço, não deixe de observar se o mesmo não atrapalhará a circulação no cômodo. A medida mínima é de 40 a 50 cm de borda das laterais dos móveis, 60 cm de frente e 20 cm do criado-mudo.

Também é possível utilizar modelos como passadeiras ou em formato de U, respeitando as medidas de forma simétrica. Caso o quarto seja de solteiro, o tapete não precisa estar necessariamente em todos os lados da cama.

Dê preferência a uma passadeira simples em um dos lados, mantendo-a proporcional à frente do criado-mudo. Para quartos infantis, a dica é escolher um tapete de atividade que, além de decorar, entretém e auxilia no desenvolvimento da criança.

Formato

Quando falamos em tapetes para o quarto, não existem regras rígidas em relação ao formato da peça. Entretanto, ambientes clássicos pedem modelos tradicionais, como os quadrados.

Caso a intenção seja ousar um pouco mais, modelos redondos podem personalizar a decoração. Tapetes menores, deslocados da composição dos móveis e com estampas descoladas, também trazem um diferencial moderno para a decoração.  

Material

Sempre que possível, escolha materiais que não acumulem poeira e sejam fáceis de lavar. Tapetes felpudos e que acumulam grande quantidade de pó podem ser prejudiciais à saúde, principalmente para os alérgicos.

Para quartos infantis, prefira materiais sintéticos como nylon e algodão, que são fáceis de limpar com aspirador ou pano úmido. Tapetes e fibras naturais podem ser varridos, mas precisam de produtos especiais e impermeabilização.

Estampa

Deixar para comprar o tapete depois de já ter as mobílias do quarto é uma ótima forma de garantir o sucesso do seu projeto decorativo. A partir dos móveis existentes no ambiente, você terá um norte para escolher e harmonizar a estampa adequada do tapete.

Ambientes com móveis claros devem utilizar peças escuras na composição. Já quartos com paredes, poltronas ou objetos de decoração em tons quentes pedem tapetes com base neutra, permitindo que o restante da decoração seja o centro da atenção.

O contrário também se aplica a esse caso. Se o quarto for neutro, destaque-o com um tapete estampado ou de cores viva. Só tenha atenção para as estampas dos jogos de cama e almofadas: elas devem conversar entre si, tendo a mesma base de cores.

Como você viu, os tapetes para o quarto são peças fundamentais que, além de proporcionar conforto e bem-estar, determinam a personalidade do ambiente. Agora que você já sabe como acertar na decoração, basta seguir nossas dicas e escolher o tapete ideal para o seu quarto!