Decoração

Confira 4 ideias de decoração de Natal

O Natal é uma época que atrai até quem não é religioso. As decorações se espalham pela cidade e é difícil não entrar no clima natalino. Muitas delas são feitas de forma intuitiva e sem planejamento, por sempre terem sido feitas assim. Porém, essa data tem motivos simbólicos tanto para a comemoração quanto para a decoração.

Antigamente, a data não era comemorada como o nascimento de Jesus Cristo, mas sim como a celebração do solstício de inverno. Por isso, muito da decoração atual vem dessa referência, como flocos de neve, pinhas e bonecos de neve. Além delas, há, ainda, referências ligadas ao nascimento de Jesus, como o presépio e a árvore de Natal.

Mesmo quem não é ligado aos aspectos simbólicos da data acaba com vontade de participar da comemoração de alguma forma. Apresentamos, a seguir, quatro ideias de decoração de Natal. Confira!

1. Invista na paleta de cores adequada para a ocasião

Nessa época do ano, é permitido explorar cores especiais. Pode-se usar, por exemplo, dourado e prata para trazer iluminação ao ambiente sem restrições. Quer um Natal mais sofisticado e menos tradicional? Então, priorize elementos em prata ou dourado e misture-os com itens já conhecidos da data.

Prefere algo mais tradicional? Invista em vermelho e verde. Essa duas cores trazem conforto e aconchego para o lar e combinam com praticamente tudo. A maioria dos elementos tradicionais de Natal é composta por uma dessas cores, o que facilita a escolha. Agora, é só se organizar e partir para a ação!

2. Decore a árvore de Natal

Há diversos forma de decorar uma árvore de Natal, mas é preciso uma pouco de atenção pra não errar ou não exagerar na montagem. A depender do estilo, pode-se escolher uma opção que não use a cor verde: há, no mercado, modelos em branco e até em vermelho.

Depois de escolher a cor, pense nos enfeites. Prefere algo mais lúdico? Ou gosta de componentes mais voltados à religiosidade? Há estrelas, anjos, bolas coloridas, sinos, laços e muitas outras opções. Veja quais agradam mais e ficam mais harmoniosas no conjunto.

3. Pense nos simbolismos

Sabia que as estrelas decorativas de Natal fazem referência à estrela de Belém? O Natal é cheio de simbolismos e referências, sejam elas bíblicas ou não. O Papai Noel é inspirado em São Nicolau, mas ficou conhecido com a forma que foi retratada pela Coca-Cola em 1931.

A própria tradição de dar presentes está associada à presença de cada um na comemoração. Se quiser seguir essa linha, pesquise os itens que agregam à decoração, sem esquecer de levar em consideração como cada elemento será disposto e se eles combinam entre si.

4. Não se esqueça da iluminação

Essa decoração não pode ser dispensada. A iluminação traz brilho e conforto para essa data comemorativa. O meio mais comum para isso são as velas. Gosta de receber amigos? Esse elemento agrada a praticamente todos os gostos. Ainda mais se estiverem dispostas em uma bela mesa onde todos estarão reunidos para a ceia.

Além das velas, há opções como castiçais e candelabros — eles dão um ar mais sofisticado ao ambiente. Analise todas as opções existentes e veja qual é a mais adequada ao que você deseja.

São inúmeras as possibilidades para a comemoração natalina. Há opções para todos os gostos e exigências. Essas ideias de decoração de Natal podem ajudar quem ainda tem dúvidas ou quem é iniciante nesse tipo de decoração.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas com elas!