Decoração

Aprenda como decorar a mesa de jantar para encontros em casa

Marcar um jantar é uma das maneiras mais agradáveis de reunir pessoas especiais em casa. O planejamento para receber convidados nesse evento passa por muitas etapas, já que cada detalhe faz toda diferença. Mas, quando chega o momento, surgem muitas dúvidas relacionadas ao processo de organização e de como decorar mesa de jantar para a ocasião.

Para que o resultado final seja o melhor possível, o recomendado é fazer uma lista, evitando deixar passar algum detalhe. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos, neste post, dicas para montar uma mesa de jantar impecável. Confira!

Decorando a mesa de jantar

Uma mesa bem decorada é o primeiro passo para abrir o apetite dos convidados, por isso, a decoração da mesa de jantar é essencial para que a ocasião seja ainda mais atraente e receptiva.

A seguir, veja o que você pode fazer, conforme o tipo de recepção que você vai realizar.

Escolha um tema ou um estilo

Comece pensando no cardápio que será servido e no tipo de jantar que você quer realizar: se é algo mais formal ou informal. A partir disso é que você vai começar a decidir a decoração da mesa. Um jantar formal pede uma decoração mais elaborada e refinada, enquanto um jantar informal pode ser mais simples, mantendo a sofisticação.

Ao decidir o estilo do jantar fica, mais fácil escolher a paleta de cores que será utilizada, que nada mais é que uma combinação de cores similares. Em um jantar formal, as cores neutras são mais indicadas, como preto e branco, por exemplo.

Os detalhes da composição decorativa criam o ambiente ideal, de acordo com o que você deseja. Portanto, cuidado para não misturar elementos de vários estilos diferentes que não casem entre si.

Decida o tipo de louça

Após a definição do estilo, é necessário pensar nas louças que serão usadas. Caso tenha dúvidas de quais louças utilizar, prefira as lisas e de cores neutras. As de porcelana e de cerâmica são as mais versáteis e combinam com praticamente todos os tipos de decoração.

Caso siga a dica de usar louças mais simples, você pode ousar e investir em uma toalha de mesa diferente ou em um jogo americano mais trabalhado. Dessa maneira, a decoração ficará mais equilibrada. Porém, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar e ficar visualmente exagerado.

Utilize os acessórios adequados

Do jantar mais básico ao mais requintado, são os acessórios que complementam a decoração para que tudo fique ainda mais especial. Flores, guardanapos, velas em castiçais, saleiros e as demais peças devem seguir a linha decorativa.

Os acessórios também precisam estar dentro da paleta de cores escolhida e os materiais das peças devem condizer uns com os outros, como utilizar peças de inox ou prata em todo o conjunto, por exemplo.

A harmonização dos acessórios com o restante da decoração é de suma importância, pois são os detalhes que fazem toda diferença no resultado final.

Com essas dicas de como decorar mesa de jantar você já pode receber amigos, familiares, colegas de trabalho e, até mesmo, fazer um jantar especial a dois. Basta planejar o estilo e manter o padrão em todos os detalhes!

Viu como não há grandes dificuldades? Se gostou deste conteúdo, aproveite para conferir os objetos de decoração que a Adorno oferece!