Decoração

Como usar espelhos decorados? 5 truques para decorar sua sala

Decorar um apartamento novo não é tarefa fácil. No meio de tantos estilos, objetos, temas e elementos arquitetônicos, como escolher aquele que traz benefícios para o ambiente e, ainda, reflete a vida cotidiana com conforto e bem-estar? Uma excelente forma para tal é investir nos espelhos decorados.

Capazes de transformar qualquer espaço, os espelhos trazem vida e leveza ao ambiente, já que ampliam a sua casa, decorando-a com facilidade e elegância.

Quer saber como utilizá-los no seu apartamento e garantir um espaço aconchegante e confortável? Continue lendo nosso artigo! Separamos as melhores dicas para você.

1. Escolha a altura certa

O primeiro passo para utilizar espelhos decorados no seu lar é escolher a melhor altura. Para isso, é necessário definir onde ele será colocado e as dimensões ideais para evitar o desconforto visual.

Por exemplo, cômodos com pé-direito alto aceitam muito bem espelhos grandes na vertical, explorando a sensação de amplitude. Já em espaços mais compridos, mas com o pé-direito reduzido, optar por espelhos longos na horizontal é a melhor alternativa para aumentar o cômodo.

Ainda, se você pretende diminuir o tamanho do cômodo, é possível escolher modelos menores com detalhes decorativos, como molduras, divisões e desenhos, trazendo um estilo diferenciado e sofisticado.

2. Use-o na substituição de quadros

Atualmente, os quadros são muito utilizados na decoração, não é mesmo? Afinal, eles exprimem a sua personalidade com facilidade e, de quebra, montam um ambiente descontraído e agradável aos olhos.

No entanto, é possível ter o mesmo efeito com o uso de espelhos e, ainda, ampliar o apartamento. Isso porque existem diversos modelos, tamanhos e formatos com diferentes tipos de acabamento, que permitem uma combinação contemporânea na sua casa.

Por exemplo, se o seu estilo decorativo segue a linha vintage, apostar em espelhos circulares e com molduras grandes é a alternativa perfeita para evidenciar a sua tendência favorita.

3. Evite exageros

Outra dica fundamental quando se fala em espelhos decorativos é evitar o exagero. Por ser um elemento decorativo de destaque, quando usado muitas vezes causa desconforto visual, gerando angústia em quem está presente.

Por isso, se você o utilizar em uma parede no hall de entrada, por exemplo, mantenha a sua escolha e não o coloque em outro espaço. Assim, você garante a harmonização decorativa, bem como mais conforto no seu dia a dia.

4. Faça jogos de espelhos decorados

Além de lançar mão dos espelhos únicos, é possível montar um jogo decorativo para aprimorar o estilo da sua casa. Atualmente, as peças são desenvolvidas nas mais variadas formas, permitindo combinações que se adéquam a diversas tendências.

Nesse sentido, para ambientes formais, o ideal é investir em modelos quadrados em conjunto, variando somente o tamanho. Já em espaços descontraídos, investir em peças irregulares é a alternativa perfeita para transmitir tranquilidade e diversão.

5. Tenha cuidado com o reflexo

Como comentamos, o espelho é uma peça que chama a atenção no ambiente, seja ele pequeno ou grande. Além disso, ele reflete tudo que está na sua frente e, por isso, precisa ser pensado e posicionado com cuidado, para evitar incômodos.

Assim, procure colocá-lo sempre pensando no que está à sua frente, isso é, se o reflexo será positivo para você, impedindo a perda de foco e permitindo a ampliação do cômodo.

Outra dica funcional é posicioná-lo na parede onde os móveis estão encostados. Com isso, você favorece a decoração sem torná-la pesada e cansativa.

Os espelhos decorados são versáteis e eficazes, capazes de um ambiente impecável. Para garantir uma boa utilização, lembre-se de optar por modelos que exprimem a sua personalidade e estilo, analisar o espaço disponível e ter cuidado com os reflexos. Assim, você garante um espaço confortável e aconchegante para viver.

Agora que você já sabe como utilizar essa bela peça na decoração, está na hora de colocar as nossas dicas em ação. Aproveite para conhecer os modelos que nós temos disponíveis e dê mais vida para o seu lar!