Decoração

Plantas na decoração: deixe a casa com um toque especial

Utilizar plantas na decoração é uma forma de deixar os ambientes enfeitados, cheirosos, coloridos e ainda mais especiais. Afinal, trazer a natureza para dentro de casa só traz benefícios visuais, além de melhorar o bem-estar dos moradores.

As plantas são capazes de equilibrar as energias da casa, deixando o ambiente mais leve, aconchegante e tranquilo. Por isso, aposte na decoração com elementos naturais e combine cores e estilos por meio dos vasos. O segredo é sempre buscar a harmonia para compor espaços cada vez mais belos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você!

Combine as plantas na decoração

As plantas devem ajudar a compor o ambiente para torná-lo ainda mais belo. Por isso, utilize-as como elementos decorativos. As trepadeiras, por exemplo, são ideais para muros, varandas e pergolados na área externa.

Outra opção para decorar são as orquídeas wandas que, além de práticas na hora de cuidar, trazem muita beleza com suas flores e raízes que ficam à mostra. Elas podem enfeitar tanto dentro de casa quanto na área externa.

Acerte no estilo do vaso

Há muitas opções de estilos de vasos. Eles podem ser de cerâmica, de plástico, de resina rústica, de madeira ou de outros materiais. Dessa forma, escolha aquele que melhor combine com o estilo da decoração do ambiente e também de acordo com a área em que será colocado.

Vasos de porcelana, por exemplo, ficam muito belos com uma decoração clássica dentro de casa com plantas de pequeno porte. Já os vasos grandes de cerâmica ou madeira ficam excelentes nas áreas externas e comportam plantas maiores. Portanto, escolha aquele que se adeque melhor à sua situação.

Cuidado com as cores e tamanhos

Traga harmonia para o ambiente por meio das cores. Ou seja, enfeite o ambiente com plantas floridas ou, até mesmo, apenas com o verde das folhas — no caso de samambaias, arrudas, bambus etc. O ideal é compor o espaço sem muita poluição visual, mas com alegria e equilíbrio nos elementos decorativos.

O tamanho das plantas também deve ser levado em consideração de acordo com o espaço disponível no ambiente. Assim, evite vasos e plantas muito grandes se o local for pequeno, uma vez que é preciso respeitar a proporção das dimensões.

Escolha os melhores tipos de plantas para cada cômodo da casa

É importante saber que as plantas podem decorar qualquer ambiente da casa, seja o quarto, seja a sala, o banheiro, a cozinha etc. Mas, para acertar na composição, é preciso ter algumas noções de tamanho das plantas e como elas se comportam — se precisam de muita luz e água, por exemplo.

Em locais com muito sol, como na varanda do apartamento ou na área externa da casa, uma excelente opção é a rosa do deserto. Esse tipo de planta gosta muito de sol, e não precisa ser regada com muita frequência, o que ajuda muito quem não tem muito tempo para isso. Além disso, elas florescem muitas vezes ao ano e têm diversas opções de coloração.

Para dentro de casa, algumas opções práticas de pequeno porte são as orquídeas, os bonsais e as azaleias. Para quem procura uma planta maior, fácil de cuidar e sem flores, uma ótima pedida é a árvore da felicidade. Além de bela, ela é ideal para quem busca trazer alegria e positividade para o ambiente.

Com essas dicas, fica muito mais simples decorar os ambientes com plantas, não é mesmo? Comece agora mesmo a transformar o visual da sua casa com muita natureza e belas flores. Lembre-se de escolher o tipo de planta que se encaixe melhor no seu perfil, ou seja, se não quer muito trabalho, procure aqueles que são mais fáceis de cuidar.

Agora que você já sabe como utilizar as plantas na decoração, que tal ficar por dentro de 5 dicas para deixar o seu ambiente mais leve? Não fique de fora dessa e confira o assunto agora mesmo!