Decoração

Por que ter um jardim vertical em casa?

Uma agenda lotada garante muitas vantagens no dia a dia, principalmente em relação à estabilidade pessoal e profissional. Contudo, junto com ela vêm diversas dificuldades, principalmente na hora de alinhar uma casa bem decorada a um estilo de vida saudável. Pensando nisso, os decoradores e arquitetos desenvolveram o jardim vertical. Mas, afinal, por que ter um deles em casa?

Muito mais que simplesmente embelezar os cômodos, esse elemento paisagístico garante um tom mais natural ao lar, algo que é perdido aos poucos em função dos grandes centros urbanos. Além disso, ele cria um espaço diferente de integração para receber seus amigos e família e ter um momento especial ao lado deles.

Nesse sentido, desenvolvemos este artigo para listar os benefícios de ter um jardim vertical em casa e por que você deve começar a planejar o seu agora mesmo. Confira!

Benefícios de um jardim vertical

Resgatar a decoração tropical parece ser um sonho de muitos brasileiros, ainda mais se envolver facilidade e praticidade no cotidiano. Um jardim vertical possibilita não só uma melhora na decoração, mas também na qualidade de vida, já que permite a limpeza de gases tóxicos e uma maior produção de oxigênio no ambiente.

Para facilitar, separamos abaixo os principais benefícios de ter um em casa.

Ameniza a temperatura local

Principalmente nos lugares onde as temperaturas são mais altas, contar com um elemento que as amenize pode ser fundamental para a manutenção da própria casa e até mesmo da qualidade de vida.

Um jardim vertical é capaz de controlar o calor do local, visto que as plantas, ao reterem a água, umidificam o ambiente, evitando que o calor se condense nas paredes e eleve a temperatura.

Melhora a qualidade do ar

Outro ponto positivo para decorar seu apartamento com plantas é a purificação do ar. Dependendo das espécies utilizadas, o espaço fica mais perfumado e limpo, já que a vegetação funciona como um grande filtro. Não é à toa que são muito procurados por serem sustentáveis.

Traz a beleza natural ao ambiente

Por fim, um jardim vertical é excelente na decoração de um cômodo. Conforme você já deve ter percebido, manter o contato com a natureza pode ser um desafio na contemporaneidade. Além de montar um ambiente agradável aos olhos, o simples fato de ter plantas em casa permite uma relação mais íntima com o meio natural, abrindo um leque de possibilidades para criar hábitos mais saudáveis.

Como usá-lo na decoração

O foco principal, nesse momento, deve estar na irrigação. Por ser vertical, muitas vezes a simples ação de molhar as plantas pode se tornar complicada, ainda mais para quem tem uma rotina corrida. Por isso, aposte em sistemas de gotejamento, ok?

Além disso, para criar um jardim vertical não é preciso investir muito dinheiro ou separar uma parede inteira. É possível criá-lo utilizando um estrado antigo, caixas de feiras pregadas na parede e até vasos de cerâmica pendurados pelo teto — os quais são excelentes para plantar temperos que podem ser usados na culinária! Essas são opções mais em conta e que, além de deixarem o ambiente muito mais elegante e leve, trazem facilidade para o dia a dia com menos gastos envolvidos. É preciso tomar cuidado apenas para harmonizar a decoração.

Para ajudar, listamos um pequeno passo a passo do que você precisa considerar para começar a montar o seu:

  • defina o local destinado a ele, assim você saberá quais espécies poderão ser usadas, considerando sempre a incidência de luminosidade e a umidade do ambiente;
  • utilize espécies parecidas e de raízes pequenas, isto é, evite misturar plantas que não gostam de água com aquelas que precisam de irrigação constante;
  • escolha os materiais que harmonizem com a decoração já existente, combinando tons;
  • no caso de uma parede, procure impermeabilizá-la para evitar futuros problemas.

Percebeu como um jardim vertical traz diversos benefícios tanto para uma decoração elegante quanto para a melhoria da rotina de maneira geral? Além de optar por deixar seu ambiente mais convidativo, você escolhe uma vida mais saudável, colocando você e sua família em primeiro lugar.

Agora, quando começar a montar o seu, não deixe de compartilhar a sua experiência nos comentários! Assim, você incentiva outros leitores a fazerem o mesmo.