Decoração

Como usar plantas artificiais na decoração?

As plantas são grandes aliadas das decorações de interiores. Capazes de trazer mais vida e frescor para o ambiente, elas viraram tendência na décor. Só que, muitas vezes, uma rotina corrida não permite o cuidado ideal, fazendo com que algumas pessoas optem por alternativas. Mas, afinal, como usar plantas artificiais na decoração?

Neste post, separamos as melhores dicas para você redecorar o seu apartamento com plantas artificiais sem ter que despender muito tempo e dedicação. Vamos lá?

Qual escolher: natural ou artificial?

Essa é a dúvida mais comum de quem quer ter plantas em casa. Para resolver esse problema, é preciso pensar em que cômodo você pretende colocá-las e se há tempo para o cuidado.

A planta natural demanda tempo e atenção, o que uma rotina corrida, muitas vezes, não permite. Mas isso não quer dizer que a sua casa precisa ficar sem o frescor e a beleza que elas trazem.

É por esse motivo que as plantas artificiais estão ganhando prioridade quando se fala em uma decoração bem-feita, já que alinham praticidade, facilidade e beleza para o dia a dia. Com elas, você pode convidar seus amigos e família para visitar seu lar livre de preocupações!

Mas atenção: mesmo com pouca demanda, é preciso ter o mínimo de cuidado para garantir maior durabilidade e um ambiente impecável. Por isso, procure sempre mantê-las limpas e longe do sol, para não acumular poeira ou desbotar.

Como usar plantas artificiais na decoração?

Conforme você já deve ter percebido, as plantas artificiais trazem uma versatilidade muito grande para o ambiente, combinando com todos os cômodos da casa. Para escolher a ideal e harmonizá-la com a decoração, separamos algumas dicas. Confira!

Invista em plantas de qualidade

Se você quer ter uma casa bem decorada, é imprescindível investir na qualidade. Existem alguns modelos que são mais caros que os outros, mas que têm características mais realistas e são mais duráveis, como as de silicone.

Para trazer um ar mais natural, acrescente cascas de árvores, pedras e cascalhos. Assim, você poderá montar arranjos que ficarão agradáveis aos olhos e chamarão a atenção de quem estiver na sua casa.

Fique atento ao material

Como parte de investir em uma planta de qualidade, você precisa prestar atenção no material. Existem peças que acumulam mais poeira e prejudicam sua decoração — e até sua saúde! —, além de demandarem mais tempo de limpeza.

Nesse sentido, indicamos as de silicone, já que elas não desbotam e não acumulam tanta poeira, além de serem mais autênticas. Lembre-se de escolher aquelas que tenham tonalidades reais para criar uma bela composição.

Escolha o vaso certo

A dica de ouro, no entanto, é escolher bem o vaso. Capaz de deixar tudo mais natural, o vaso certo trará a experiência rústica para dentro de casa com muita facilidade. Opte por aquele mais trabalhado e que harmonize bem com o ambiente.

Por exemplo, se você tem uma decoração com madeira ou em tons de marrons, escolher um vaso de cerâmica pode ser uma excelente ideia ou até um de plástico, com as mesmas tonalidades.

Onde posso usá-las?

Não há restrições para o seu uso, só é preciso ter cuidado para não exagerar: um lugar cheio de plantas não é agradável nem para quem mora, nem para quem visita. Com isso em mente, aproveite sua criatividade para brincar com os arranjos e expressar sua personalidade na decoração.

Para ambientes menores, como quartos e banheiros, o ideal é criar um arranjo com mais de um tipo de planta e em pequenas proporções, para não tomar muito espaço. Já para ambientes maiores, como salas e escritórios, você pode — e deve! — investir em vasos grandes nos cantos livres e arranjos pequenos nas mesas, combinando sempre com a decoração já existente.

Entender como usar plantas artificiais na decoração e exprimir sua personalidade com elas não precisa ser um desafio. A Adorno Design traz peças que vão do clássico ao contemporâneo, alinhando novas tendências, qualidade e a criação de um ambiente exclusivo, tudo isso com a facilidade de comprar sem sair de casa.

Quando começar a colocar as dicas em prática, não se esqueça de conferir as plantas artificiais que temos disponíveis! Assim, você montará um espaço elegante e único.